Processo


Etapa 1 – Até agora estamos orientando em como  se deve produzir podcasts, mas vocês já ouviram um Podcast? Temos duas indicações:

  1. Blog Dinheirama sobre o tema: Vida de estudante e o planejamento finaceiro.
  2. Podcast sobre “A evolução da rádio na era da interatividade”. Artigo rádio
  3. Gilberto Dimenstein – CBN
  4. Max Gehringer – CBN
  5. Podcast – Eliziane

Etapa 2 – Entender o que é Podcast.

Etapa 3 – Comecem a escrever o roteiro para o Podcast. Fiquem atentos às semelhanças com os programas de rádio como a dinamicidade e agilidade da informações. O podcast não pode ser muito longo para não cansar o ouvinte, então façam uma previsão no roteiro do seu tempo de duração. Façam a escolha do tema, lembrando de que são três as opções:

  1. Explicar ao aluno o que é Podcast;
  2. Falar sobre a relação de Direitos Autorais e publicações na web;
  3. Escolher um pequeno conto ou poema e adaptá-lo para o Podcast.

Não se  esqueçam de propor as  sugestões das possibilidades pedagógicas do uso do podcast.

Etapa 4 – Depois que o roteiro estiver pronto é hora de postar na página COMENTÁRIOS, identificando-se e deixando um endereço de e-mail. Depois, mandem uma cópia do roteiro para zellacoracao@gmail.com

Etapa 5 – Pesquisem sobre “Direitos Autorais”, pois provavelmente precisarão repassar algumas informações sobre o tema para seus alunos.

Etapa 6 Consultem as fontes de referência (abaixo) e sigam as orientações para gravar um Podcast. Primeiro baixem o programa Audacity e assistam aos vídeos tutoriais do Youtube. Gravem o Podcast escolhido e não se preocupem em usar muitos recursos. Se necessário ver o texto em formato pdf.

Etapa 7 – Publiquem o material na Internet usando um site de hospedagem gratuito. Consultem  para isso o  TUTORIAL disponível também em: http://www.scribd.com/doc/455537/TUTORIAL-DE-COMO-COLOCAR-O-PODCAST-NO-AR

Fonte de consulta sobre Direitos Autorais:

Fontes de consulta sobre Podcast:

DICAS DE LINKS